Celulas Tronco Em Profundidade Genetica

Os termos e nomes mais importantes
para a compreensão do tema

Clonagem terapêutica: é a cópia de um organismo para

P62D21D2795DF4D0FAAFBA82383AC3B09.jpg

aliviar ou curar doentes, ao contrário da clonagem reprodutiva, que visa duplicar um indivíduo. A clonagem terapêutica consiste na produção de um embrião geneticamente idêntico ao paciente para fornecer-lhe as chamadas células-tronco - que poderão curar doenças do coração e do cérebro e produzir órgãos sem rejeição.

Clone: cópia de um organismo originário de outro por algum tipo de multiplicação assexual, obtida artificialmente. O clone de maior fama na História foi a ovelha Dolly, primeiro primeiro mamífero clonado a partir de células de um animal adulto. Clones humanos são considerados uma possibilidade científica, ainda que eticamente contestada. O termo vem do grego "klón", "broto".

Craig Venter: biólogo e empresário americano, fundador da Celera Genomics, companhia privada que participou do projeto de mapeamento do genoma humano e concluiu grande parte da tarefa. Depois de comandar o projeto por quase uma década, Venter iniciou uma expedição marítima para coletar amostras de espécies animais e vegetais e mapear seus genomas.

DNA: sigla em inglês para a molécula de ácido desoxirribonucléico, também conhecida como ADN. Essa molécula guarda todas as informações codificadas na forma de genes. Estrutura colossal, está compactada dentro do núcleo celular em 23 pares de cromossomos. Se fosse retirado da célula e desenrolado, o DNA poderia formar um filamento de quase 2 metros de extensão.

Embrião: o organismo em seus primeiros estágios de desenvolvimento. No caso dos seres humanos, corresponde à fase iniciada no fim da segunda semana de gestação até o fim da oitava semana. Os embriões vêm sendo estudados pela engenharia genética porque podem ceder as células-tronco, que se transformam em qualquer tipo de célula humana, para tratamentos médicos sob medida.

Gene: a unidade hereditária situada no cromossomo que determina as características de um indivíduo. No DNA, cada gene ajuda a definir uma característica individual. Esse conjunto de informações forma o código genético desse indivíduo, ou seja, o mapa de suas características. O termo gene foi criado pelo botânico dinamarquês Wilhelm Johannsen, que se baseou no grego "génos".

Genética: o ramo da biologia que estuda as leis de transmissão dos caracteres hereditários nos indivíduos. Assim, a genética identifica como os genes são repassados dos pais para os filhos e pesquisa os mecanismos que determinam o surgimento de determinadas características nos herdeiros. A genética é um dos campos mais promissores e férteis da ciência contemporânea.

Genoma: a constituição genética total de um indivíduo. Assim, o genoma humano é formado por todos os genes que determinam as características de uma pessoa. O mesmo termo deu nome ao projeto criado no fim do século XX para mapear todas as informações genéticas dos seres humanos. O projeto genoma foi concluído em 2001, com a apresentação do mapa completo dos genes do homem.

GM: sigla para geneticamente modificado, ou transgênico, qualquer organismo que teve características genéticas alteradas. O termo pode ser usado tanto em referência aos produtos como às sementes que têm em seus genomas um ou mais genes provenientes de outra espécie, inseridos por processo natural ou, como é mais comum atualmente, empregando métodos da engenharia genética.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License